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ILOS Prime

O ILOS Prime é uma plataforma desenvolvida pela consultoria ILOS que reúne conteúdos exclusivos e os principais indicadores do Brasil relacionados à logística e supply chain.

Terceirização da logística nas empresas brasileiras

 Em 2025, 82% das empresas brasileiras terceirizam o transporte e 47% a armazenagem, segundo pesquisa do ILOS com executivos das maiores empresas (indústria e varejo) do Brasil em faturamento. Esses índices mostram a forte presença de operadores logísticos no suporte às cadeias de suprimentos nacionais.
 
 A terceirização traz ganhos de eficiência e flexibilidade, mas também pode gerar dependência de parceiros externos e menor controle operacional. Encontrar o equilíbrio entre custo, serviço e governança é o principal desafio das empresas nesse modelo.

Uso de inteligência artificial nas empresas do Brasil

 Entre 2022 e 2025, o percentual de empresas que utilizam inteligência artificial em suas operações logísticas no Brasil passou de 40,5% para 53,7%. O levantamento foi feito em recente pesquisa do ILOS com executivos de logística e supply chain das maiores empresas do país, e que será apresentado no Fórum ILOS 2025.
 
 Na logística, a IA permite a automação de processos e a tomada de decisão com base em dados coletados em tempo real, dentre outras aplicações. A tecnologia pode estar embarcada em sistemas de planejamento da demanda, em TMS (Transportation Management Systems) e WMS (Warehouse Management Systems) e também em robôs de armazenagem.

Itens de custo do transporte rodoviário de carga

 Além do combustível e da mão de obra, outros itens importantes compõem o custo total do transporte rodoviário e devem ser acompanhados de forma periódica. Entre setembro de 2024 e setembro de 2025, os maiores aumentos de custo desses itens foram registrados nos lubrificantes — óleo de câmbio (+10,2%) e óleo do cárter (+10,1%). Além deles, o rodoar (+5,5%) e as despesas administrativas (+5,2%) também apresentaram crescimento relevante.
 
 Na direção oposta, a recapagem de pneus (-4,5%) teve forte redução, acompanhada de pequenas quedas nos preços de pneus novos (-0,7%) e do cavalo mecânico (-0,4%). Em rotas longas, itens como pneus, manutenção, lubrificação e lavagem podem chegar a representar 15% do custo do frete.

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