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Preço médio do Diesel no Brasil - abril 2025

 O preço médio de revenda do diesel S10 no Brasil atingiu R$6,29/litro em abril/25, alta de 5,9% em relação ao mesmo mês de 2024. Mesmo com oscilações no segundo semestre de 2023, o preço do diesel voltou a subir nos primeiros meses de 2025, pressionando os custos logísticos.
 
 Esse aumento ocorreu apesar das reduções anunciadas pela Petrobras em 31 de março e 17 de abril. Em maio, foi comunicada a terceira queda no preço do diesel em 2025, o que pode se refletir nos dados dos meses seguintes. Os gastos com diesel chegam a representar mais de 40% dos custos do transporte rodoviário de carga em rotas de longa distância.
 
 Veja mais sobre o tema no Fast Report Itens de Custos do Transporte Rodoviário: https://prime.ilos.com.br/fast-reports/transporte-rodoviario-carga
Maio, 2025

Exportações do café brasileiro crescem 30% em 2024

 As exportações de café do Brasil cresceram 30% em 2024 na comparação com o ano anterior, chegando a quase 3 milhões de toneladas do produto. Esse crescimento aconteceu apesar das dificuldades enfrentadas pelos exportadores nos portos nacionais, com atrasos dos navios, alterações de escalas e rolagens de cargas.
 
 Em geral, o café para exportação é colocado em sacas ou big bags, que são acondicionadas em contêineres para o transporte nos navios. Na falta de contêineres, uma alternativa é transportar o café em navios de carga geral, com as sacas sendo acondicionadas diretamente nos porões da embarcação.
 
 O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por quase 40% da produção global. No país, as principais regiões produtoras são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. A proximidade de Santos com essas regiões faz do porto a principal via para saída do café brasileiro para o exterior, sendo responsável por quase 45% das exportações do produto.
Maio, 2025

Principais rotas de carga aérea doméstica no Brasil

 A rota Manaus (SBEG) - Guarulhos (SBGR) - Manaus (SBEG) é a principal rota de carga aérea doméstica do Brasil, com 53,3 mil toneladas movimentadas no total em 2024 (28,2 mil toneladas na ida e 25,1 mil toneladas na volta), o que representa 11% do total movimentado. Essa rota é importante, pois a capital do Amazonas é acessada principalmente por cabotagem, hidroviário e transporte aéreo.
 
 Embora segundo o ILOS o transporte aéreo represente menos de 1% da matriz de transportes de carga do Brasil, ele é escolhido principalmente por empresas que necessitam de alta agilidade na entrega, produtos com prazos curtos ou de alto valor agregado, como eletrônicos e peças críticas. O custo elevado desse modal é justificado pela rapidez e eficiência, especialmente em regiões com infraestrutura limitada.
Maio, 2025

Uso e investimento em tecnologia pelos operadores logísticos

 A busca por tecnologia é uma preocupação constante entre os operadores logísticos no Brasil. Embora já sejam tecnologias consolidadas no mercado, a utilização de TMS e WMS segue em expansão e deverá receber novos investimentos por grande parte dos operadores logísticos até 2026. Investimentos em Torre de Controle, Data Analytics, Computação em Nuvem e integração tecnológica com clientes e fornecedores também serão focos dos operadores nacionais nos próximos anos.

Há ainda um grupo de operadores logísticos no Brasil que se destaca por ser líder em inovação, ao apostar em tecnologias ainda pouco utilizadas no país. Esse grupo pretende aumentar os investimentos principalmente na utilização de wearables para armazenagem, realidade virtual, drones e blockchain.
Maio, 2025

Projeção do PIB das principais economias para 2025

 O FMI projeta que o PIB do Brasil crescerá 2,0% em 2025, enquanto os EUA, a China e a União Europeia devem crescer 1,8%, 4,0% e 0,8%, respectivamente. A economia global deve crescer apenas 2,8%, uma desaceleração em relação às projeções anteriores.
 
 A recente guerra comercial, com novas tarifas impostas pelos EUA e medidas retaliatórias de seus parceiros comerciais, representa um desafio adicional. A imprevisibilidade dessas mudanças pode desacelerar ainda mais o crescimento econômico, impactando diretamente as operações logísticas.
 
 Compreender as projeções do PIB global ajuda a identificar oportunidades estratégicas e antecipar desafios que podem afetar as operações logísticas e de supply chain. O desempenho das grandes economias influencia a demanda por transporte, os custos, a disponibilidade de insumos e o comércio internacional.
Maio, 2025

Índice de reajuste de salários - INPC acumulado de 12 meses

 Em março de 2025, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação acumulada de 5,20% nos últimos 12 meses em comparação ao período anterior. Esse índice é frequentemente utilizado como base para o reajuste salarial anual, especialmente no caso dos motoristas de caminhão.
 
 No Brasil, as convenções coletivas de trabalho (CCTs) geralmente estabelecem que o reajuste dos pisos salariais e salários da categoria acompanhe o INPC acumulado nos 12 meses anteriores. Entretanto, é possível que os sindicatos utilizem esse índice apenas como base, negociando reajustes acima do INPC. Essa situação aconteceu em 2024, quando o reajuste do salário do motorista foi de 6,0% segundo o Simtratecor, enquanto o INPC acumulado de 12 meses em abril foi de 3,2%. 
Maio, 2025

Salários dos profissionais de logística e supply chain

 A remuneração dos profissionais de logística e supply chain no Brasil apresenta variação significativa em função do porte da empresa e do nível de experiência. Em grandes empresas, em média, o salário de um diretor pode ultrapassar os R$ 50 mil, enquanto em empresas de pequeno e médio porte, esse valor pode se aproximar dos R$ 45 mil. 
 
 Para quem está no início da carreira, os salários de um analista de logística variam, em média, de R$ 5 mil, em empresas de pequeno e médio porte, a R$ 7 mil, em empresas de grande porte. Os dados são de abril/2025.
 
 O gráfico apresenta a análise dos cargos em três categorias: Pequenas, Médias e Grandes empresas (P/M/G), com base em percentis que indicam o nível de experiência do profissional:
 
 • Percentil 25 - Profissionais com pouca ou nenhuma experiência.
 
 • Percentil 50 - Profissionais com experiência para desempenhar responsabilidades principais de forma consistente, sem supervisão.
 
 • Percentil 75 - Profissionais com alto valor para a organização, que vão além da execução das tarefas normais.
Abril, 2025

Exportações em contêiner do Brasil via navegação de longo curso

 As exportações brasileiras em contêineres via navegação de longo curso para Argentina, Chile e Uruguai cresceram em 2024 em relação ao ano anterior. Nas cargas destinadas à Argentina, o crescimento foi de 5%, enquanto para o Chile foi de 18% e Uruguai, 38%. Apesar da melhora, os volumes registrados ainda estão abaixo de anos anteriores, especialmente em relação à Argentina.
 
 Em 2024, Plásticos e suas Obras e Produtos Químicos Orgânicos estiveram entre os principais produtos exportados para esses mercados, contribuindo diretamente para os resultados.
Abril, 2025

Transporte hidroviário em vias interiores no Brasil

 Os granéis líquidos e sólidos estão entre os principais produtos transportados pelas hidrovias brasileiras, especialmente combustíveis, milho e soja, fertilizantes e minérios. Em 2024, em torno de 55 milhões de toneladas de soja e milho passaram pelos rios da região Norte, muito acima das pouco mais de 40 milhões de toneladas registradas em 2019.
 
 Entretanto, o item que mais cresceu em movimentação nos rios brasileiros nesse período foram os fertilizantes. Em 2024, foram movimentadas 5,4 milhões de toneladas, 60% acima do que era transportado em 2019. Boa parte desse aumento se deve ao crescimento do Arco Norte como rota de escoamento da safra agrícola brasileira.
Abril, 2025

Investimento dos operadores logísticos em sustentabilidade

 O número de operadores logísticos brasileiros comprometidos com ações de sustentabilidade ambiental vem crescendo nos últimos anos. Em 2022, menos da metade dos operadores logísticos brasileiros tinha uma área de sustentabilidade com metas definidas, com esse número subindo para 62% em 2024. Nesse período houve também um crescimento nesse compromisso, pois 39% dos operadores logísticos não apenas têm metas definidas, mas também um orçamento definido para a sua área de sustentabilidade (esse número era de 19% em 2022).
 
 Essa evolução reflete a crescente demanda por práticas ambientais responsáveis por parte das empresas contratantes de serviços logísticos. Para os operadores logísticos, é importante adotar soluções ambientais para atender às expectativas dos clientes e às regulamentações em constante evolução. A sustentabilidade não é mais apenas uma tendência, mas um requisito para se manter competitivo no mercado.
Abril, 2025

Destinos das exportações de chocolate do Brasil em 2024

 Em 2024, o Brasil exportou 39,6 mil toneladas de chocolate, sendo metade desse volume direcionado ao Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) e à Arábia Saudita. A concentração nesses destinos revela não apenas laços comerciais próximos, mas também a facilidade de acesso logístico a esses países.
 
 A logística do chocolate exige cuidados específicos ao longo da cadeia, sobretudo com controle de temperatura e manuseio delicado para evitar perdas. Além disso, rotas internacionais demandam planejamento para minimizar o tempo de trânsito, exigindo experiência e infraestrutura adequada nos pontos de origem e destino.
Abril, 2025

Matriz de transporte de carga Brasil x EUA x UE x China

 No Brasil, o modal rodoviário responde por 62% do total de carga movimentada no país, uma dependência que não se repete em regiões com infraestrutura de transportes mais desenvolvida. Na União Europeia (70%) e na China (52%), o modal aquaviário é dominante. Já nos EUA, há um equilíbrio mais robusto entre rodovias (49%), ferrovias (21%) e dutos (22%), refletindo uma matriz mais diversificada e eficiente.
 
 A concentração no transporte rodoviário no Brasil gera maior custo por tonelada e eleva as emissões de gases poluentes. Avançar na integração de modais, sobretudo ferroviário e aquaviário, é essencial para ampliar a competitividade e garantir maior estabilidade nas operações logísticas no país.
Abril, 2025